quarta-feira, 7 de maio de 2008

Videos no Playstation 2 - parte 2


Leia também a parte 1 desse artigo:


e outros artigos relacionados:
Emulador de SNES no PS2
Emulador de Mega Drive no PS2
Emulador de NES no PS2 ou PSOne (PSX)

Dando seqüência ao guia de configuração do SMS, vou descrever como gravar o CD e copiar o SMS para o memory card.
Devo lembrar que o procedimento foi feito e testado em um PS2 desbloqueado com o chip Matrix Infinity. Não sei se ou como funciona com outros desbloqueios, e certamente não deve funcionar em um Playstation 2 sem desbloqueio.

Criando o CD com o uLaunchELF

Primeiro você terá que criar um CD com o uLaunchELF, que é um gerenciador de arquivos. Usaremos o CD para copiar tanto o SMS quanto o próprio uLaunchELF para o memory card, para usos futuros. Não vou gastar meu tempo dando explicações meia-boca de como fazer isso, alguém já fez uma decente. Leia em http://granturismo4rick.blogspot.com/2008/01/tutorial-como-passar-os-saves-do-play2.html como gravar o CD com o programa, se não souber ou já não tiver um pronto de outros carnavais.

Atenção: nos meus testes, a opção de renomear, embora existente, não funcionou. Então, ao gravar o CD, grave também uma segunda cópia do arquivo LAUNCHELF.ELF com o nome de BOOT.ELF. Esse nome deverá ser respeitado na hora de copiar para o memory card.

Copiando para o memory card

Ligue o PS2 com o CD. Aparecerá a tela inicial do uLaunchELF.

Pressione O (bola) para entrar no navegador de arquivos. Bola é usado para confirmar, triângulo volta. Entre em cdfs:/ e copie o arquivo do uLauncheELF. É como no Windows, você vai copiar aí para colar em outro lugar.

  • Selecione o arquivo do uLaunchELF com as setas (BOOT.ELF, aquela cópia que eu falei para fazer).
  • Pressione bola para marcá-lo (aparecerá um asterisco (*) ao lado dele indicando a seleção).
  • Pressione R1 para chamar o menu.
  • Selecione "Copy" e confirme (bola).

Arquivo selecionado e menu aberto
  • Volte para o início com o triângulo.
  • Entre em mc0:/ (primeiro memory card) e crie uma pasta.
    Isso é feito pressionando R1 para chamar o menu novamente e selecionando "New dir". Dê o nome de "BOOT" à pasta e vá em "OK".
  • Entre na nova pasta. Chame o menu novamente e selecione "Paste". O arquivo copiado será colado na nova pasta.

Terminando a cópia, retire o CD do videogame, desligue e ligue-o novamente, com o botão R1 pressionado. Ele deverá carregar o uLaunchELF que você acabou de instalar.

Agora o básico está feito. Esse procedimento não é útil apenas para o SMS, o uLaunchELF tem muitos outros propósitos, e por esse motivo foi instalado no memory card. Será possível rodar quaisquer programas (feitos para PS2, de computador não) a partir dele, fazer backup do memory card em pen drives, etc.

Eu aconselho que deixe o uLaunchELF instalado como foi descrito, pois será muito útil que ele já esteja lá preparado, mas se você mesmo assim não faz questão, pode efetuar o procedimento acima, mas copiando o arquivo ELF do SMS para o memory card (devidamente renomeado para BOOT.ELF). Ao ligar pressionando R1 no controle, ao invés de entrar no uLauncheELF entrará direto no SMS.

Na próxima parte, descreverei como copiar o SMS para o memory card e configurar o uLaunchELF para chamá-lo com apena um botão. O mesmo procedimento poderá ser feito por exemplo, para chamar emuladores, então ao ligar o PS2 você poderá ter um menu de programas.

Leia também as outras partes desse artigo:

Videos no Playstation - parte 4

e outros artigos relacionados:
Emulador de SNES no PS2
Emulador de Mega Drive no PS2
Emulador de NES no PS2 ou PSOne (PSX)

Dúvidas ou sugestões? Expresse sua opinião nos comentários!


Compare preços de Celulares e smartphones, Playstation 2, Playstation 3, Nintendo Wii, Notebook, Câmeras digitais, Pen drive.

0 comments: