terça-feira, 30 de setembro de 2008

O que fazer CDs ou DVDs defeituosos?


Minha multidão de dois leitores vai rir de mim, mas não posso deixar de comentar os clássicos.

Quando a gravação de um CD dá problema, ou você ganha um CD promocional tipo aquelas "America Online 100 horas grátis" de antigamente, o que você faz? Joga no lixo?

Aqui eu poderia encaixar uma mensagem politicamente correta e dizer que isso é ruim para o meio-ambiente. Mas não vou, até porque não tenho certeza disso. Mas você vai estar desperdiçando um porta-copos.

Caneca
Um legítimo AOL 7.0 com 2 meses grátis

Provavelmente todo geek deve ter (se não tem precisa ter) em casa um CD servindo de apoio para a caneca de café não manchar a mesa do computador. Isso pode te poupar também da sua mãe reclamando do copo de refrigerante no móvel da sala. E dá um toque especial de "cultura nerd".

PS.: decoradores de casas noturnas deveriam usar coisas assim ao invés de cometer a heresia de furar LP's para pendurar na parede.

sábado, 20 de setembro de 2008

Perdão a todos os que comentaram e não receberam resposta


Perdão a todos que comentaram no blog e não obtiveram resposta.

Instalei uma maldita ferramenta chamada HaloScan, que prometeu adicionar trackbacks ao blog, coisa que o Blogger ainda não permite. Mas ele tomou conta do sistema de comentários, e além de não me avisar por e-mail (como o Blogger fazia) ainda zoneou todos os caracteres acentuados.

Vou retirar o HaloScan daqui o quanto antes. Mas para colocar a cereja no bolo, os comentários ficaram gravados apenas no servidores deles. Em bom português, todos os comentários serão perdidos. Se alguém que foi "ignorado" estiver lendo isso (e ainda for importante depois de tanto tempo), comente de novo em algum tempo e responderei prontamente.

E quanto à ferramenta... isso por si só já é motivo para eu recomendar que não usem. Além disso, é péssima para gerenciar os comentários que eu agora sei que existem. Você vê os comentários, não há link claro para responder, e quando você acha, sequer sabe EM QUE POST aquilo foi comentado. Entre outras coisas escabrosas.

UPDATE: já desinstalei o HaloScan. Quando tirei o código do template, simplesmente o blog ficou sem possibilidade de comentários nos posts, pois a instalação automática retirou a sessão de comentários para colocar a do HaloScan. Tive que "enxertar" código de um outro blog para restaurar os comentários.

Sim, eu tinha backup, mas todos já com o bendito junto.

segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Improvisando um funil em emergências


Mais cedo ou mais tarde todo mundo precisa de um funil, e quem não usa regularmente acaba não se lembrando de comprar um. Conclusão: quando precisa, fica na mão. Mas há salvação.

O método "bule"

Se a garrafa que vai receber o líquido tiver a boca razoavelmente larga (como as garrafas de água mineral), você poderá usar um bule de café para colocar o líquido. Simples, você coloca no bule, que é bem largo, e depois passado do bule para a garrafa.

O método "suporte de coador de café"

Em situações "de precisão", onde a boca da garrafa é menor (como naquelas garrafinhas de metal para carregar bebidas, em geral alcóolicas), o bule acaba sendo muito grande. O que pode salvar a pátria é o suporte para coador café, aquele em que se usa filtros de papel. Basta colocá-lo em cima do gargalo, centralizando o furinho com a boca da garrafa.

Só tenha o cuidado de segurar o suporte, pois ele não deverá ter equilíbrio apoiado em uma área tão pequena.

quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Emulador de NES no PS2 e PSX


Leia também:
Emulador de SNES no PS2
Emulador de Mega Drive no PS2
Assistindo a videos no PS2

Já relatei aqui como rodar emuladores de SNES e Mega Drive no PS2. Agora mostrarei como fazer para jogar NES, ou nosso conhecido "Nintendinho" (que encarnou no Brasil em diversos clones, com vários nomes - inclusive o atual "Polystation").

O programa responsável por emular o NES no PS2 é o "It Might Be Nes", ou simplesmente "imbNES". Ao contrário dos emuladores de SNES e Mega Drive, o imbNES foi feito para o primeiro Playstation (PSOne ou PSX, chame do que quiser), e é claro, pode ser rodado tanto nele quanto no PS2 (desbloqueados, naturalmente).

Mas enfim, vamos ao passo-a-passo.

Montagem do CD

NES
  • Na página http://imbnes.gamebase.ca/downloads.html, faça o download dos seguintes arquivos:
  • Descompacte os arquivos do emulador em alguma pasta temporária.
  • Execute o programa rombank.exe. Diferente dos outros emuladores que eu já abordei, as ROMS não são gravadas diretamente no CD, elas são todas unidas em um arquivo e esse sim vai para o CD.
  • Clique no botão e selecione as ROMS que deseja colocar no CD. Você pode conseguir ROMS de NES no endereço http://roms.net78.net/roms.php?v=nes.
  • Ordene as ROMs da forma que mais lhe convier. Você pode clicar no botão para ordenar alfabeticamente.
  • Terminando a ordenação, clique no botão para gerar a imagem ISO do CD. Ao clicar nesse botão, o CD não será gerado. Apenas a imagem, que poderá ser gravada por qualquer programa (como o Nero, por exemplo).
  • Grave a imagem gerada pelo rombank.exe em um CD.

Usuários de Linux

A montagem desse emulador exige a execução de utilitários que rodam apenas em plataforma Windows, então não é possível por meios normais executar esses passos em plataforma Linux. Eu tentei executar no Wine (versão 1.0, do Kubuntu 8.04), mas não funcionou. Se for tentar com outras versões, você deverá também conseguir a biblioteca mfc42.dll e salvar no mesmo diretório do rombank.exe, pois ele necessita dessa DLL.

Como usar

Se o CD gerado funcionou, você só precisa saber que:

  • Direcionais: movem na lista de jogos
  • L1 e R1: página anterior e próxima, respectivamente
  • L1 + R1: ir para o meio da lista
  • Triângulo: menu de opções
  • Start: entrar no jogo selecionado
  • L1 + R1 + Start + Select: sair do jogo e voltar para a lista

Perguntas possivelmente freqüentes

  • Não consigo gravar os jogos no memory card do Playstation 2. Por quê?
    Porque o imbNES foi desenvolvido para o PSOne. Como qualquer outro jogo de PSOne, você precisa usar um memory card de PSOne para gravar, e não o memory card normal do PS2. Além disso, ele deve estar no slot 1.
  • Como faço para gravar estados no meio do jogo?
    Aparentemente, o emulador não tem esse recurso. Só é possível salvar o jogo nos poucos cartuchos da época que tinham algum salvamento, e quando você jogar novamente, voltará naquele ponto, e não no ponto exato como nos emuladores que têm a função de "save state".
    Ao tentar sair do jogo o emulador detectará que a SRAM foi alterada e perguntará se deseja salvar a SRAM ou descartar. Responda que quer salvar, lembrando que deve ser em memory card de PSOne e no slot 1.

Leia também:
Emulador de SNES no PS2
Emulador de Mega Drive no PS2
Assistindo a videos no PS2

terça-feira, 2 de setembro de 2008

Portabilidade numérica - o calendário já saiu


Leia também:
Tim Web no Linux - conecta mas não navega
Ringtone MP3 no celular sem usar cabo
Celular como controle remoto do PC

Já saiu o calendário de implementação da portabilidade numérica nas operadoras de celulares por todo o Brasil. Será uma implementação gradativa, que começou ontem, dia 1º de setembro. Com a portabilidade numérica, você poderá mudar de operadora sem perder o número do telefone; o número agora é seu, e você pode trocar a linha mantendo o número.

No site da Garota Sem Fio há mais detalhes. Desse mesmo site eu retirei a lista das datas de implantação por DDD. Só não ficou claro se essas são as datas limite ou se são as datas de início da implantação.

1º de setembro de 2008
14 (SP)
17 (SP)
27 (ES)
37 (MG)
43 (PR)
62 (GO)
67 (MS)
86 (PI)

3 a 8 de novembro de 2008
28 (ES)
32 (MG)
68 (AC)

10 a 16 de novembro de 2008
33 (MG)
38 (MG)
44 (PR)
49 (SC)
84 (RN)

17 a 22 de novembro de 2008
48 (SC)
85 (CE)
88 (CE)
98 (MA)
99 (MA)

24 a 29 de novembro de 2008
47 (SC)
69 (RO)
71 (BA)
73 (BA)
89 (PI)

1º a 7 de dezembro de 2008
12 (SP)
13 (SP)
82 (AL)
83 (PB)

5 a 11 de janeiro de 2009
18 (SP)
51 (RS)
55 (RS)
63 (TO)
65 (MT)
92 (AM)
97 (AM)

12 a 18 de janeiro de 2009
16 (SP)
41 (PR)
34 (MG)
35 (MG)
74 (BA)

19 a 25 de janeiro de 2009
31 (MG)
42 (PR)
54 (RS)
75 (BA)
77 (BA)
79 (SE)

26 de janeiro a 1º de fevereiro de 2009
15 (SP)
95 (RR)
96 (AP)

2 a 8 de fevereiro de 2009
19 (SP)
45 (PR)
46 (PR)
93 (PA)
94 (PA)

9 a 15 de fevereiro de 2009
21 (RJ)
22 (RJ)
24 (RJ)
61 (DF e entorno)

16 a 22 de fevereiro de 2009
81 (PE)
87 (PE)

23 de fevereiro a 1º de março de 2009
11 (SP)
53 (RS)
64 (GO)
66 (MT)
91 (PA)

Leia também:
Tim Web no Linux - conecta mas não navega
Ringtone MP3 no celular sem usar cabo
Celular como controle remoto do PC

Google lança hoje o seu navegador, o Google Chrome


Hoje, dia 2 de setembro, será lançado o Google Chrome, o navegador do Google. Por enquanto, se trata apenas de uma versão beta (alguma surpresa?) e apenas para Windows. Mas as versões Mac e Linux não devem demorar.

O navegador usa componentes de código do WebKit da Apple (que por sua vez é baseado no código do KHTML, do projeto KDE) e do Mozilla Firefox, entre outros. Bem como os projetos mencionados, ele também será open source.

Entre os benefícios anunciados estão o isolamento entre as abas (a chamada "caixa de areia" ou "sandbox") de forma que se houver um travamento em uma aba, as outras não são afetadas e um novo engine de JavaScript (V8).

Veja também: http://googleblog.blogspot.com/2008/09/fresh-take-on-browser.html

segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Escolha a URL do post (permalink) no Blogger


O Blogger, embora seja um sistema de blogs muito usado, tem várias deficiências se comparado por exemplo com o Wordpress. Uma delas é não permitir você escolher a URL do post. Parece um detalhe bobo, mas é mais um dos fatores que os mecanismos de busca usam para definir a relevância da página para uma dada busca. É possível usar as palavras-chave principais no endereço sem ter que depreciá-las com palavras sem importância.

Mas dá para contornar esse problema sabendo como ele monta suas URLs. As URLs do post são montadas sempre com base no título do post. Como regra geral é exatamente o título do post, mas com hífens no lugar dos espaços. No entanto, o nome da página é truncada de forma a ter mais ou menos 40 caracteres. Isso fará com que apenas as primeiras palavras de um título grande apareçam. Para completar, o Blogger não conhece acentos, então o título "Atenção - homens trabalhando" se tornará "ateno-homens-trabalhando.html".

Sabendo disso tudo, é só na hora de publicar o post colocar o título como você quer que fique a URL, publicar e depois editar o post para colocar o título correto. Depois de publicado a URL não é modificada mesmo que se mude o subject.

Exemplo: para publicar um título "Veja aqui como adestrar cães com o guia ilustrado". Ele poderia ser publicado como "adestrar caes guia ilustrado", e a URL ficaria "adestrar-caes-guia-ilustrado.html". Dois segundos depois, basta editar o post e colocar o título correto.

Claro que a solução boa seria o sistema do Blogger permitir a edição do permalink. Quem costuma agendar a publicação de posts por exemplo continua sem ter opção, pois não tem como automatizar a troca do título depois da publicação.